quinta-feira, 31 de maio de 2012

Pesquisadores lançam jogo online de alfabetização


Ferramenta ensina crianças a trabalhar com letras, formando sílabas e palavras

Dois centros de pesquisa de alta tecnologia têm se dedicado a criar ferramentas de apoio ao ensino na educação básica. Após criar jogos sobre o combate à dengue, ensino de química, reciclagem e preservação da biodiversidade, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (Inctmn-CNPq) e o Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (Cmdmc/Fapesp) lançam o Ludo Primeiros Passos. O game, disponível gratuitamente na internet, estimula crianças em fase de alfabetização a trabalhar com letras, formando sílabas e palavras. 

Unesp comemora inclusão em ranking de universidades jovens

A direção da Unesp (Universidade Estadual Paulista) comemorou sua inclusão na lista das cem melhores instituições de ensino superior com menos de 50 anos no mundo. O ranking foi divulgado na noite de quarta-feira (30).

Segundo a pró-reitora de pesquisas da Unesp, Maria José Giannini, é um motivo de orgulho. Mas ela reconhece que há um grande trabalho a ser feito para subir no ranking da Times Higher Education, um dos mais conceituados no mundo.

Unicamp e Unesp são únicas brasileiras em lista de melhores universidades

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a Unesp (Universidade Estadual Paulista) são as duas únicas brasileiras a aparecer no ranking das 100 melhores universidades do mundo fundadas há menos de 50 anos.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

O publicitário Fernando Palácios pretende escrever um livro via celular (Foto: Divulgação)
Na próxima quarta-feira (16/05), o publicitário Fernando Palácios parte para uma viagem de seis meses um tanto quanto diferente. O roteiro começa pela Alemanha e inclui outros países da Europa. Sua missão: escrever um livro usando somente o celular.

A obra não será um relato da viagem, mas sim um romance sobre um multibilionário que pretende aplicar todo o seu dinheiro para edificar a próxima Maravilha do Mundo, apesar de ainda não saber qual. “É um tema que eu venho trabalhando desde 2007. Eu fui fazer um retiro na Amazônia e um cara muito rico me deu essa ideia. O mundo real inspirou a ficção”, diz Palácios.


A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira (14) que concederá seu prêmio John W. Kluge 2012 ao ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso, por suas contribuições ao estudo de humanidades e pela liderança na transformação do Brasil.
FHC (1995-2002) receberá o prêmio, no valor de US$ 1 milhão, em uma cerimônia no dia 10 de julho na Biblioteca, explicou um comunicado.
O ex presidente Fernando Henrique Cardoso dá entrevista à imprensa neste sábado. (Foto: Gustavo Rampini/AE)

quarta-feira, 9 de maio de 2012


Conheça a Biblioteca Digital Mundial. Estão acessíveis gratuitamente importantes documentos de várias culturas. O usuário poderá encontrar manuscritos, mapas, livros raros, partituras, gravações, filmes, gravuras, fotografias, desenhos arquitetônicos e outros materiais significativos. O objetivo é facilitar a vida de pesquisadores e educadores. A Biblioteca Digital Mundial está disponível em português, alemão, árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol. O projeto é liderado pela Biblioteca do Congresso dos EUA junto com a UNESCO e teve parceria com entidades culturais de 32 países. No Brasil, a contribuição foi feita pela Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

quarta-feira, 2 de maio de 2012


Julio Cezar Durigan, vice-reitor no exercício da reitoria da Unesp, participou do Congresso das Américas sobre Educação Internacional, CAEI Brasil 2012, realizado de 25 a 28 de abril, no Rio de Janeiro. Na ocasião, a Universidade assinou acordos de cooperação com sete das mais importantes universidades canadenses.